Um protesto será realizado nesta quinta-feira, 16/03, às 8h da manhã, em frente à Sesa. Cerca de 4 mil técnicas(os) de enfermagem esperam ser convocados para começar a trabalhar.
Profissionais de enfermagem aprovados na seleção pública da Funsaúde em 2021 vão realizar um protesto nesta quinta-feira, 16/03, às 8 horas da manhã, em frente à Sesa. Com o apoio do Sindsaúde, eles vão cobrar a convocação para assumirem seus postos de trabalho nas unidades de saúde do Estado.
O Sindsaúde quer que a Secretaria da Saúde adote providências para que a Funsaúde contrate os cerca de 4 mil profissionais da enfermagem aprovados na seleção já que a própria Funsaúde anunciou contratação de uma Cooperativa para assumir as vagas que deveriam ser desses que estudaram e passaram na seleção realizada em 2021.
“Enquanto milhares esperam convocação, a Funsaúde gasta milhões com cooperativas, que não asseguram os direitos mínimos da CLT para os trabalhadores e trabalhadoras” – comenta a presidente do Sindsaúde, Martinha Brandão. Ela continua: “Quem estudou e passou na seleção quer trabalhar com os direitos trabalhistas garantidos, mas a Funsaúde, pelo jeito, quer perpetuar o modelo de escravidão das cooperativas” – completou.
Em novembro de 2022, após audiência no MP, a Funsaúde convocou 315 aprovados. A Fundação afirmou ainda que entre janeiro e março de 2023, seriam chamados profissionais da área de produção assistencial e terapia intensiva e, até o meio do ano de 2023, seriam supridas as demais áreas. O presidente da Funsaúde, Manuel Pedro Guedes Guimarães, apresentou uma previsão de convocação de mais de 2.000 aprovados ao longo deste ano, mas ao invés disso, a Fundação está é fazendo perpetuar os postos de trabalho sem direitos, através de cooperativa.
Chega de enrolação! Convoque já!
Quem passou na seleção quer trabalhar!