Sindsaúde convoca servidores de São Gonçalo para protesto nesta quarta-feira, 17

A saúde municipal está sendo tomada de sobressalto por uma Fundação investigada por crime eleitoral no Cariri.

O Sindsaúde convoca os servidores da saúde de São Gonçalo do Amarante para o ato de protesto que será realizado nesta quarta-feira, 17/07, às 9 horas da manhã, em frente à Prefeitura do município.

84 servidores da saúde do município de São Gonçalo do Amarante foram afastados de suas funções nesta segunda-feira, 15/07. Os servidores chegaram para trabalhar no hospital municipal e foram dispensados informalmente, sendo devolvidos para a Secretaria da Saúde para que sejam realocados em outras unidades.

Desde que a Fundação Leandro Bezerra, investigada por crimes eleitorais na região do Cariri, através de desvios de verbas da saúde, assumiu a gestão do hospital Luiza Alcântara e Silva e da Upa do Pecém, no começo deste mês, os servidores denunciam que tem sido humilhados e desprezados. A Fundação, com o apoio da prefeitura municipal, decidiu trocar os servidores que já trabalhavam no hospital e na Upa há vários anos por profissionais celetistas, não concursados.

Muitos servidores trabalham no hospital há mais de 10 anos, alguns inclusive já perto de se aposentar. A rotina dos trabalhadores está sendo afetada de forma arbitrária e desrespeitosa, além de ilegal, considerando que os afastamentos foram feitos “de boca”.

O Sindsaúde já pediu audiência no Ministério Público e discutiu o assunto na Câmara Municipal. Outro ofício foi encaminhado pedindo audiência pública junto aos vereadores. “Um ato administrativo não pode ser dado informalmente, nem por um terceiro de uma empresa prestadora de serviço” – afirma o assessor jurídico do Sindsaúde, Vianey Martins.

Serviço:

Ato em frente à Prefeitura de São Gonçalo do Amarante