Sindsaúde acompanha fiscalização em hospital que estaria produzindo máscaras de tecido inadequadas

As máscaras estariam sendo confeccionadas no próprio hospital e distribuídas nos postos de enfermagem para profissionais da enfermagem.

Trabalhadores da saúde, apreensivos com a proteção da própria vida, denunciam desde o último fim de semana que estão sendo obrigados a trabalhar dentro do Hospital Fernandes Távora (Av. Francisco Sá) usando máscaras de tecido inadequadas para o uso hospitalar. As máscaras estariam sendo confeccionadas no setor de Rouparia da unidade e distribuídas nos postos de enfermagem. Uma foto das máscaras foi enviada junto às denúncias. Eles afirmaram ainda que há escassez de máscaras cirúrgicas e outras adequadas para o trato de doenças infecto contagiosas, como a Covid- 19.

O Sindsaúde solicitou fiscalização ao Coren Ceará. Na manhã desta quarta-feira, 08/04, a presidente do Sindsaúde, Marta Brandão, com outros diretores da entidade, acompanhou a fiscalização feita pela presidente do Conselho Regional de Enfermagem – Ceará, Ana Paula Brandão.

Após percorrer corredores de vários setores do hospital, foi constatado que os trabalhadores já estavam usando equipamentos adequados.  Para o Sindsaúde, um resultado da denúncia que foi amplamente divulgada na mídia local. Na ocasião, o Coren encontrou indícios de que as máscaras estavam realmente sendo produzidas na unidade, mas nem o sindicato nem o Conselho tiveram acesso ao setor da Rouparia. Foi solicitada uma reunião com gestores da unidade, mas o pedido foi negado. Mesmo assim, a unidade foi notificada pelo Coren Ceará.

O Sindsaúde repudia toda e qualquer ação que ponha ainda mais em risco a saúde dos trabalhadores que hoje deixam suas famílias para estar na linha frente para ajudar a salvar vidas em meio a pandemia do Coronavírus. “O risco de adoecimento já é alto na nossa categoria. Não cumprir minimamente as ações de proteção é inaceitável. Se os profissionais adoecem e são afastados do trabalho, a população corre o risco de ficar sem atendimento nesse momento crítico – pontuou a presidente do Sindsaúde, Marta Brandão.

Dirigentes do Sindsaúde afirmaram ainda que o Hospital Fernandes Távora é alvo de muitas denúncias de trabalhadores, inclusive com algumas já encaminhadas ao Ministério Público do Estado.