Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Ceará Homenageia ACS e ACE e Sindsaúde Reforça Luta por Valorização da Categoria

Hoje, 11 de outubro, a Assembleia Legislativa do Ceará foi palco de uma Sessão Solene em homenagem e alusão ao Dia aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), reconhecendo a importância e a dedicação desses profissionais na promoção da saúde pública e no combate às doenças endêmicas. O evento, reuniu representantes de diversas categorias da saúde, autoridades políticas, e a população em geral, em um momento de reflexão sobre o papel essencial desses trabalhadores na proteção das comunidades mais vulneráveis.

A solenidade, proposta pela Deputada Estadual Martinha Brandão, destacou o trabalho incansável dos ACS e ACE nos 184 municípios do Ceará. “Esses profissionais são mais que meros agentes de prevenção de doenças. Eles são a ponte que conecta as comunidades com o sistema de saúde, garantindo que as políticas públicas cheguem a cada cidadão cearense”, afirmou a deputada durante seu discurso. Martinha, através do Sindsaúde Ceará, sempre foi uma defensora ativa da valorização dessas categorias, lembrou da longa trajetória de luta por direitos e melhores condições de trabalho para esses agentes.

A homenagem de hoje foi um marco de reconhecimento, mas também um chamado para a continuidade da luta por valorização. O SindSaúde Ceará, sindicato que representa a categoria, tem sido uma força motriz nessa batalha, defendendo incansavelmente melhores condições de trabalho, salários justos e a ampliação dos direitos dos ACS e ACE. O presidente do sindicato, Quintino Neto reforçou que “Os ACS e ACE são fundamentais para o sucesso das políticas de saúde pública no Brasil. Eles estão na linha de frente, garantindo o atendimento básico e o combate a doenças que afetam diretamente as comunidades mais pobres. A valorização desses profissionais é uma questão de justiça e de eficácia do nosso sistema de saúde”,

A Sessão Solene não apenas celebrou as conquistas da categoria, mas também reforçou o compromisso das autoridades e do SindSaúde com a continuidade dessa luta. Para os ACS e ACE presentes, o evento foi um momento de reconhecimento e de renovação das esperanças por dias melhores.

Essa homenagem, além de reconhecer o passado e o presente de dedicação desses trabalhadores, é também um incentivo para o futuro, onde a valorização da categoria será cada vez mais prioridade nas políticas públicas de saúde.