Sesa trata com sindicatos sobre pagamento de ascensões funcionais e piso da enfermagem

Os assuntos foram tema da última reunião da Mesa Setorial da Saúde, nesta terça-feira, 20/12.

A presidente do Sindsaúde Ceará, Martinha Brandão, junto às diretoras Valdênia Costa e Givana Lopes, participaram nesta terça-feira, 20/12, da última reunião da Mesa Setorial da Saúde de 2022.

Em pauta, a implantação das ascensões funcionais, referentes aos períodos 2020/2021 e 2021/2022, a implantação do piso nacional da enfermagem e o pagamento das diferenças relativas a erros de cálculo do 13º salário.

Ascensões funcionais

A gestão informou que está tratando junto à Seplag para viabilizar o pagamento referente ao período de 2020/2021, que deveria ter sido pago em abril passado. O secretário Carlos Hilton disse que está empenhado inclusive com articulações junto à governadora e à equipe de transição do governador eleito.

Piso da enfermagem

A gestão apresentou às entidades sindicais a repercussão financeira do piso da enfermagem, que já foi encaminhada à Seplag. O valor destinado ao pagamento dos profissionais da enfermagem vinculados ao Estado sai de 17 para 24 milhões de reais.

Erros no cálculo do 13º salário

Muitos servidores denunciaram ao Sindsaúde que receberam menos do que deveriam no 13º. A secretaria admitiu que foram constatadas inconsistências para quem estava de férias em outubro e para quem fez horas extras no decorrer de 2022. Para resolver o problema, a Sesa já está identificando quem procurou a Coordenação de Gestão de Pessoas, Coogep, para viabilizar o pagamento das diferenças. Para outros servidores que contestam o valor pago, foi orientado que entrem em contato com a Coogep pelo 3219-5567.

“Foi uma reunião bastante positiva, pois tivemos compromissos importantes para começarmos bem 2023, com a valorização do servidor da saúde do Estado” – afirmou Martinha Brandão.