Iguatu: Piso da enfermagem é implantado como vencimento base respeitando a carreira dos servidores no PCCR

No Município de Iguatu, conquistamos a implantação do piso salarial da enfermagem conforme a Lei Federal 14.434, no salário base, incorporado ao Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores.

Ao contrário de muitos municípios do Ceará e Brasil, que apenas ajustam o valor da Assistência Financeira Complementar e erroneamente a chamam de piso, Iguatu tomou uma decisão diferente em 20 de setembro deste ano e aprovou o piso salarial da enfermagem como vencimento base, o que significa que ele incide em todos os outros benefícios salariais dos profissionais.

Além disso, e diante da luta da categoria, o município se preocupou com o impacto na carreira dos servidores de enfermagem e incorporou o piso ao PCCR municipal. Isso garante que enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem não sofram defasagem salarial ao longo do tempo.

Diante disso, Iguatu se destaca como um dos poucos municípios que respeitam integralmente a Lei Federal nº 14.434/2022 (Lei Nacional do Piso).

É importante mencionar que essa conquista foi resultado de uma luta incansável do Sindsaúde Ceará, da categoria e do Sindicato Municipal dos servidores de Iguatu. Desde a implementação da Lei Nacional do Piso em agosto de 2022, a Diretora Regional Josefa Sobreira, com o apoio da assessoria jurídica, iniciou um diálogo constante com várias secretarias municipais, incluindo saúde, finanças e administração, bem como o gabinete do prefeito e a procuradoria municipal. Foi uma jornada desafiadora que envolveu até mesmo um movimento grevista para alcançar o pagamento do piso como salário base e sua inclusão no PCCR.

O que ocorreu em Iguatu foi um exemplo notável de união. O Sindsaúde e toda a categoria da enfermagem se uniram em uma mobilização histórica para garantir que o piso fosse realmente reconhecido como tal.

Parabéns à enfermagem de Iguatu por entender o poder da união e por reconhecer que o sindicato é a voz coletiva dos trabalhadores na busca de seus direitos. O piso da enfermagem de Iguatu é o que é hoje porque o Sindsaúde atuou como uma potência junto a categoria na busca por essa conquista.

Clique aqui e acesse o projeto de lei