Lideranças sindicais da saúde cobram reposição salarial do Estado

183



 


Reunião foi realizada na Secretaria da Saúde do Estado na sexta-feira, 26/07. Além da reposição salarial, os servidores cobram o cumprimento da ascensão funcional e a realização de concurso público.


 


O Sindsaúde, junto ao Senece(Enfermeiros), Sindiodonto(Dentistas) e Sindicato dos Farmacêuticos participou de reunião na Secretaria da Saúde do Estado na sexta-feira, 26/07. As lideranças sindicais foram recebidas pelo secretário Carlos Alberto Cabeto. Em pauta, a reposição salarial das categorias da saúde, o cumprimento das ascensões funcionais, a GITQ e a realização de concurso público. 


 


Quanto às ascensões dos ATS, foi informado que foi atualizada a repercussão financeira, que está sendo revisada na própria Secretaria da Saúde, referente ao período de junho de 2012 a julho de 2013. A concessão da ascensão deve beneficiar cerca de 60% dos servidores do nível médio, por desempenho e por antiguidade, com um aumento de 5% no salário base.


 


Quanto à GITQ, o secretário informou que seis meses para definir as mudanças não são suficientes para finalizar a proposta da nova gratificação. Por isso, o prazo foi adiado por mais doze meses.


 


Reposição salarial. O Sindsaúde reiterou a necessidade da reposição salarial aos servidores da saúde, considerando que a categoria ganha uma das menores remunerações do Estado, não atingido um salário mínimo nacional no seu vencimento básico. O secretário reconheceu que os salários estão defasados e se comprometeu a defender junto ao Governo o reajuste diferenciado para a categoria, começando pelas remunerações mais baixas.


 


Uma nova reunião ficou marcada para o dia 12/09.


 


Com informações da Assessoria de Comunicação do Sindsaúde – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará