Com bastante atraso, ACT da Unimed Fortaleza é aprovada após vários impasses

Trabalhadoras(es) apreciaram e deliberaram sobre a proposta em assembleia virtual nesta terça-feira, 06/12. O reajuste não cobre a inflação, como pleiteava o Sindsaúde, mas chega a 10%. A proposta inicial da Unimed Fortaleza era de apenas 4%.

Trabalhadoras(es) aprovaram, em assembleia virtual pelo Zoom, na tarde desta terça-feira, 06/12, o Acordo Coletivo de Trabalho da categoria para 2022. A data base das(os) empregadas(os) da Unimed Fortaleza é no mês de maio, mas as negociações estavam emperradas.

Reajustes

A primeira proposta da Unimed Fortaleza era de apenas 4% de reajuste, chegando a 6%, 8% e finalmente 10%. E foi esse último índice o aprovado. Os 10% devem ser implantados na folha de dezembro deste ano. Já o reajuste retroativo a maio será de 9%, implantado da seguinte forma:

– De maio a agosto de 2022: 9%;

– De setembro a novembro: 5%, somando-se aos 4% adiantados pela Unimed Fortaleza em setembro passado.

O retroativo de maio a novembro de 2022 será pago, de uma única vez, até o 5º dia útil de janeiro de 2023.

Vale alimentação

Passa dos atuais R$ 663,47 para R$ 700,00, que já vem sendo pago desde o mês de setembro. O retroativo de maio a agosto será de R$182,00 e será creditado até o dia 31/12.

Auxílio Creche/ Babá

Assim como os salários, o auxilio creche e auxilio babá serão reajustados em 10%, em dezembro de 2022, passando de R$ 226,44 para R$ 249,08, e em 9%, de maio a novembro. O retroativo, no valor de R$ 158,48 será pago até o quinto dia útil de janeiro de 2023.

O Auxílio Creche é pago ao empregado ou empregada que tem filho até seis anos de idade. A(o) empregada(o) precisa apresentar comprovante de despesas com creches, colégios. Já o Auxílio Babá não exige a apresentação de comprovantes de despesas e passa a ser pago até que o filho complete cinco anos de idade. No ACT anterior, esse benefício era pago somente ao empregado ou empregada que tivesse filho de até 4 anos de idade.

A aprovação deste Acordo ocorre após uma dura negociação com muitas idas e vindas. O Sindsaúde queria reajuste mínimo de 12.13%, com reposição das perdas com a inflação, mas os patrões se negaram e cederam aos poucos incrementos no reajuste oferecido, que passou de 4% a 10%.

“Não é o que a gente pediu, mas está acima dos patamares de reajustes que foram concedidos a outras categorias, neste ano” – comentou a presidente do Sindsaúde, Martinha Brandão. “E só conseguimos melhorar essa proposta, por teimosia mesmo” – continuou. “Trouxemos a proposta para a categoria decidir e a decisão da categoria é soberana” – completou.

Confira a tabela com os novos valores dos pisos salariais:

Taxa de Negociação Coletiva

Também foi aprovada, na assembleia, a Taxa de Negociação Coletiva (TNC), no valor de R$ 35,00, em duas parcelas, nas folhas de janeiro e de fevereiro de 2023. Sócios do Sindicato serão isentos do pagamento desta taxa. Os empregados, beneficiados com as conquistas do Acordo Coletivo, ainda assim, se não concordarem com o pagamento da TNC, podem apresentar oposição, por meio de carta individual, entregue, pessoalmente, no período de 02 a 07 de janeiro de 2023, no horário das 8 às 12 e das 13 às 16 horas,  na sede do SINDSAUDE,  em Fortaleza (Rua Padre Mororó, n. 670, Centro, Fortaleza/CE), na  Subsede do Cariri (Rua Todos os Santos, n. 114, Centro, Juazeiro do Norte/CE), na Subsede de Sobral (Rua Doutor João do Monte, 648, Centro, Sobral/CE) e na Subsede de Iguatu (Rua Professor João Coelho, 88, Centro, Fortaleza/CE) ou por carta individual postada nos Correios, no mesmo período, conforme Ordem de Serviço n. 1, de 24 de março de 2009, do M.T.E.