Amigos do Peito – Mutirão de micropigmentação leva autoestima para mulheres mastectomizadas

A Ação Amigos do Peito 2022 ocorreu na segunda-feira, 31/10, e atendeu 24 mulheres. Todas as inscritas vão receber o procedimento.

Expectativa, gratidão, emoção. Foi assim a tarde desta segunda-feira, 31/10, para as 24 mulheres que foram selecionadas para receber a micropigmentação nas mamas. A Ação Amigos do Peito, realizada desde 2014, desta vez, ocorreu no centro técnico da Loja Nômades Tattoo Supply (Galeria Pedro Jorge).

Ao todo, 15 profissionais, entre esteticistas e micropigmentadoras, participaram da ação. Wanderlea, que teve câncer em 2011, perdeu a mama direita e fez a reconstrução mamária, mas faltava o desenho da aréola e do mamilo, imagens que ela conseguiu ter de volta pelas mãos habilidosas da Tonielle Acioly, micropigmentadora que caprichou na arte que deixou Wanderléa Ramalho impressionada. “Ficou perfeito” – declarou ao ver pela primeira vez a nova imagem pela tela do celular.

A presidente do Sindsaúde Ceará, Martinha Brandão, fez questão de estar presente na Ação.  Cada uma das mulheres atendidas recebeu de presente um kit da entidade sindical com uma camisa personalizada da Ação Amigos do Peito e um chaveiro. O Sindsaúde é parceiro na realização desta ação desde 2015, fazendo a divulgação e as inscrições das mulheres beneficiadas.

A coordenadora da Ação, Gisele de Paulo, ficou surpresa com o crescimento na procura pelo procedimento neste ano. “Superou todas as nossas expectativas” – comentou. “Foram quase 80 inscritas e nós vamos atender todas elas. Para isso, vamos agendar novas datas para repetir a ação” – afirmou. E continuou: “Essa Ação só acontece porque contamos com parcerias valiosas”.

À medida que os desenhos surgiam, brotavam sorrisos, muitas vezes, entre lágrimas, sempre seguidos de abraços calorosos. Aqui e ali, a gente escutava uma fala de gratidão, cheia de espontaneidade. “Eu não tinha coragem de tirar a roupa nem na frente do meu marido. Agora, eu vou me amostrar” – falou a paciente enquanto enxugava as lágrimas, deixando marejados também os olhos de quem acabara de finalizar mais um desenho.

Amigos do Peito – Solidariedade

Desde 2014, o mutirão do Projeto Amigos do Peito é realizado sempre no mês de outubro.  A iniciativa foi da esteticista e micropigmentadora Gisele de Paulo, que reuniu um grupo de amigas que resolveram se doar para ajudar a elevar a autoestima de mulheres mastectomizadas, através da micropigmentação das mamas. A iniciativa, pioneira, já inspirou outros grupos e profissionais que também passaram a oferecer o serviço de forma gratuita a mulheres que venceram o câncer de mama, ampliando assim essa corrente do bem. O Sindsaúde Ceará é parceiro nesta ação desde 2015.

Confira alguns registros da Ação Amigos do Peito, realizada em 31 de outubro de 2022: