08/06/2020

Cariri - Aventais plásticos causam desconforto e adoecimentos de trabalhadores no Cariri

O Sindsaúde encaminhou denúncia ao MPT sobre as precárias condições de trabalho enfrentadas por trabalhadores da saúde no Hospital Regional do Cariri.

Problemas com ar condicionado, aventais de plástico e orientação para o uso da mesma máscara por até 30 dias. Esses são alguns dos problemas denunciados ao Sindsaúde por profissionais que estão nesta unidade de saúde no enfrentamento ao novo Coronavírus.

Em fotos enviadas ao Sindsaúde através de aplicativo de mensagens, é possível imaginar o calor que deve sentir quem usa os aventais de plástico. Alguns trabalhadores relatam que colegas já passaram mal, desidratados, após procedimentos realizados em ambientes onde o ar condicionado também apresenta problemas, como é o caso de uma das UTIs que trata pacientes com Covid-19.

Há relatos de que esse mesmo avental, se usado sem outro de tecido por baixo, gruda na pele, causando lesões. Uma situação difícil para quem já arrisca a vida para garantir atendimento à população nesta pandemia.

O Sindsaúde já encaminhou denúncia ao Ministério Público do Trabalho, para que as denúncias sejam apuradas e tomadas as providências cabíveis. A denúncia foi encaminhada também ao Conselho Regional de Enfermagem, Coren-Ce, que se comprometeu a realizar nova fiscalização na referida unidade de saúde.

"É preciso cuidar bem desses profissionais para que eles possam continuar atuando na assistência à população durante esta pandemia. Eles precisam de proteção e valorização mais que nunca nesse momento crítico" - afirmou Marta Brandão, presidente do Sindsaúde.
Última atualização: 09/06/2020 às 16:46:42