28/04/2020

Trabalhadora da saúde com Covid volta ao trabalho antes de resultado de teste

O fato ocorreu no Hospital Regional do Cariri. Trabalhadores denunciam que profissionais, mesmo com sintomas, não são testados.

Uma técnica de enfermagem do Hospital Regional do Cariri apresentou sintomas para Covid-19 e foi atendida na emergência da unidade. O teste foi realizado, mas o afastamento do trabalho foi garantido por um atestado de apenas 5 dias.

Sem o resultado do teste nesse período, foram concedidos mais nove dias. Ainda sem o resultado, a técnica voltou ao trabalho. Foi quando finalmente recebeu o resultado do teste: positivo para Covid-19.

A trabalhadora e os colegas estão muito apreensivos e não se sentem seguros para trabalhar.  Eles temem se contaminar e, assim, tornarem-se vetores da doença infectando inclusive outros pacientes.

A denúncia chegou ao Sindsaude através de mensagens de aplicativos e pelo site da entidade, que lançou nesta semana um formulário no intuito de mapear os casos de Covid-19 entre trabalhadores da saúde do Ceará.

"Além da garantia dos EPIs, precisamos assegurar que os trabalhadores com sintomas sejam testados para que seja reduzido o risco de contaminação nas unidades de saúde. O Coronavirus já mostrou que é competente. A contaminação é rápida e por vezes cruel.

Para barrá-lo, precisamos garantir todas as medidas de bloqueio. Quem pode, fica em casa. Quem não pode, como é o caso da nossa categoria, precisa de todo a proteção possível pra seguir trabalhando e ajudando a salvar vidas"- afirmou Marta Brandão.

O Sindsaúde encaminhou denúncia para o Coren- Ce, Ministério Público e solicitou providências urgentes à Secretaria da Saúde do Estado.

Última atualização: 28/04/2020 às 12:59:19