06/11/2019

Sindsaúde apresenta demandas de servidores de Pentecoste na Câmara Municipal

Nesta segunda-feira, 04/11, o Sindsaúde Ceará, representado pelos diretores Messias Carlos e Quintino Neto, participou de sessão na Câmara Municipal de Pentecoste, onde foram apresentadas as demandas dos servidores do nível médio da saúde de Pentecoste, que cobram da gestão municipal o pagamento do adicional de insalubridade para todos os servidores da saúde, anuênio, licenças prêmio, adicional noturno e piso salarial para a enfermagem, além do cumprimento do Plano de Cargos e Carreiras previsto em lei municipal.

Já no dia 05/11, a direção foi contatada pelo líder do governo na Câmara, o vereador Joaquim Rodrigues (Kinzim), que anunciou  o agendamento de reunião com a gestão municipal, que  será realizada dia 28 deste mês, às 11h, no gabinete do prefeito conforme solicitado pelo Sindsaúde em sua exposição na tribuna da Câmara.

Oficio já foi enviado à gestão, contendo as reinvindicações dos servidores. Com relação ao cumprimento do adicional de insalubridade, o Sindsaúde destaca que embora a enfermagem já tenha garantido o direito, os demais profissionais da atenção básica e secundária não tem atendido esse adicional que é um benefício previsto por lei para os profissionais que exercem atividades expostas a agentes nocivos à saúde.

Trabalhadores da recepção, maqueiros, motoristas e serviços gerais, além dos Agentes Comunitários de Saúde, que mesmo tendo o Governo do Estado garantido este direito aos ACS vinculados ao estado, os profissionais de vinculo com o município não tem atendido este direito garantido inclusive por Lei Federal específica.

Quanto à enfermagem, destaca-se que os técnicos de enfermagem e laboratório recebem apenas o salário mínimo nacional, enquanto a enfermagem de nível superior amarga uma defasagem de vários anos. Dessa forma, fica evidente a necessária implantação de um piso salarial para o nível médio, sugerindo-se o patamar de 50% do piso do enfermeiro para os profissionais técnicos.

Segundo o diretor Messias Carlos, a data agendada foi muito tardia, contudo é aguardado o encaminhamento dos pleitos dos trabalhadores na reunião que foi agendada. “É importante esse apoio que encontramos na Câmara Municipal. Assim, poderemos avançar no atendimento das demandas desses trabalhadores” – finalizou.

Última atualização: 06/11/2019 às 13:48:22