03/07/2019

Crato – Após ação do Sindsaúde, prefeitura vai corrigir adicional de insalubridade de servidores

A Lei da Insalubridade, sancionada em 30/05, garantia adicional de 20% para os auxiliares de saúde bucal, abaixo do índice destinado a outras categorias, que foi de 25%.

A prefeitura de Crato encaminhou para a Câmara Municipal nova mensagem corrigindo os índices para o adicional de insalubridade dos auxiliares de saúde bucal. A informação foi repassada ao Sindsaúde em reunião na segunda-feira, 01/07, pelo secretário da saúde do Crato, André Barreto. Segundo ele, a mensagem corrigindo o índice do adicional de insalubridade dos auxiliares de saúde bucal para 25% já foi encaminhada para a Câmara Municipal, devendo ter efeito retroativo a maio de 2019.  Representaram o Sindsaúde nesta reunião as diretoras Márcia Vieira, Adriana Saraiva e Rita de Cássia Alencar, além do assessor jurídico Patrick Carvalho. Algumas servidoras da saúde do município também participaram da reunião.

O índice previsto na Lei da Insalubridade, sancionada em 30/05, era de 20% para a categoria, abaixo do previsto para outras categorias como agente administrativo e agente de trânsito, que passaram a ter direito a 25% de insalubridade.

O fato foi denunciado durante reunião com a presidente do Sindsaúde, Marta Brandão. As servidoras afirmaram se sentir injustiçadas com a nova lei e pediram ajuda para tentar corrigir essa injustiça. Em resposta, o Sindsaúde encaminhou um ofício à Prefeitura e Secretaria da saúde de Crato solicitando audiência para discutir o assunto. Além disso, foi elaborada e entregue aos vereadores uma carta aberta pedindo o apoio dos parlamentares para que fizessem a alteração, garantindo os 25% de adicional de insalubridade para auxiliares de saúde bucal.

Última atualização: 08/07/2019 às 11:05:43