27/05/2019

Sindsaúde assegura reposição da inflação e novas conquistas em ACT da Unimed Fortaleza

Além do reajuste com reposição da inflação, o Acordo prevê novas conquistas como o direito ao Vale-Alimentação para trabalhadores de licença por motivo de doença e ampliação do Auxílio Babá.

Reposição da inflação e novas conquistas. Isso é o que está garantido no Acordo Coletivo de Trabalho, ACT, negociado pelo Sindsaúde com a Unimed Fortaleza para 2019. Foi concedido um reajuste geral de 4,94% (equivalente ao IPCA de maio de 2018 a abril de 2019) para todos os salários e pisos, além das demais cláusulas econômicas, como Auxílio Creche e Babá e Auxílio Funeral. Já o Vale-Alimentação foi reajustado em 10% e será concedido por dia trabalhado.

Confira a tabela com os novos valores dos pisos:

Novas conquistas

Vale-Alimentação para empregados de licença - O vale-alimentação passará a ser pago também ao empregado que estiver de licença por motivo de doença ocupacional ou acidente de trabalho, durante os três primeiros meses da licença.

Auxilio Babá é ampliado – O Auxílio Babá passa a ser concedido até o filho(a) do(a) empregado(a) completar três anos. No Acordo anterior, a idade limite era de dois anos.

Novos pisos - Foram incluídos novos pisos salariais para camareira, auxiliar de rouparia e auxiliar de hotelaria.

As conquistas anteriores da categoria estão protegidas com a manutenção das demais cláusulas do Acordo de 2018, como é o caso do pagamento em dobro no feriado e no descanso semanal remunerado para quem trabalha na jornada de 12 X 36, um direito atacado pela Reforma Trabalhista.

A força do Sindsaúde é a unidade dos trabalhadores
Contribua com a taxa de negociação coletiva!

As entidades sindicais que representam os trabalhadores brasileiros vem sendo atacadas para que o trabalhador perca a capacidade de mobilização e luta em defesa dos direitos. A Reforma Trabalhista, além de retirar direitos da classe trabalhadora, atacou covardemente as finanças dos sindicatos, na tentativa de enfraquecê-los, deixando os trabalhadores sem unidade e sem força para defender direitos. A sobrevivência financeira do Sindsaúde é que garante que a luta vai continuar. A contribuição de todos é fundamental para que a nossa luta seja fortalecida.

Este ano, a taxa de negociação coletiva será de apenas R$ 35,00, sendo descontada uma única vez na folha de pagamento de junho de 2019. O empregado poderá apresentar oposição à taxa de negociação coletiva, no período de 03 a 07 de junho de 2019, no horário das 8 às 17 horas, por meio de requerimento individual protocolizado na Sede do Sindicato laboral, em Fortaleza/CE, na Rua Padre Mororó, nº. 670, no Centro de Fortaleza, ou nas subsedes de Sobral, Cariri e Iguatu ou ainda por carta individual postada nos Correios.

Última atualização: 28/05/2019 às 09:48:49