23/04/2019

Demanda do Sindsaúde, Política de Combate ao Assédio Moral é implantada em Fortaleza

Os dirigentes do Sindsaúde Quintino Neto e Silvânia Lopes participaram nesta terça-feira, 23/04, no Teatro São José, da solenidade de implantação da Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral no âmbito da administração municipal. Demanda histórica dos servidores de Fortaleza, a reivindicação foi pauta das negociações na Mesa Central, criada em agosto de 2018, sendo instância de diálogo entre governo e entidades representativas dos servidores, que construíram juntos o modelo que passa a ser adotado.

A implantação das Comissões Setoriais de Prevenção e Combate ao Assédio Moral tem como base a Lei Municipal nº 10.427 (dez/2015). Essas comissões contarão com representantes dos sindicatos e do governo. A Secretaria Municipal de Saúde já terá sua comissão setorial neste primeiro momento com a representação do Sindsaúde, através da diretoria Silvania Lopes.

O diretor do Sindsaúde, Quintino Neto, é um dos representantes da Comissão Central, que definiu o fluxo das denúncias de assédio. Com a implantação formal, por portaria, das Comissões Setoriais, a Administração passa a receber e analisar as denúncias de assédio moral, focando na mediação dos conflitos e desenvolvendo ações preventivas.

Para o dirigente do Sindsaúde, Quintino Neto, esse é um passo importante para reforçar o combate ao assédio moral, hoje ainda tão vivenciado pelos profissionais da saúde. “As denúncias serão levadas a sério e analisadas por comissões mistas, podendo resultar em processos e até sindicâncias. É cartão vermelho para o assédio moral” – concluiu.

Última atualização: 23/04/2019 às 11:57:24