FacebookYoutube RSS
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras


Notícias

  08/02/2019 

Trabalhadores das UPAs(ISGH) começam o ano com salários atrasados

 
O Sindsaúde já pediu mediação junto ao sindicato patronal. Trabalhadores receberam apenas parte ou nada da remuneração devida referente ao mês de janeiro.
 
Trabalhadores da saúde do nível médio, vinculados ao ISGH, que atuam nas UPAs estão com os salários atrasados. Nas UPAs mantidas pelo Governo do Estado, os profissionais receberam apenas parte dos salários, de 30% a 60%, referentes ao mês de janeiro. Já nas UPAs mantidas pela Prefeitura de Fortaleza, a situação é ainda pior. Os trabalhadores, até esta sexta-feira, 08/02, não receberam nenhum centavo dos salários.
 
O ISGH presta serviços em várias unidades de saúde da Prefeitura de Fortaleza e do Estado do Ceará. O Sindsaúde já pediu mediação com o sindicato patronal, primeiro passo necessário para que se possa entrar na Justiça. A Convenção Coletiva da categoria prevê que em caso de descumprimento da mesma, seja tentada uma mediação junto ao sindicato patronal. Caso não seja solucionado o impasse, então, o sindicato laboral ingressa na Justiça. 
 
O setor de Recursos Humanos do ISGH afirma que o atraso é decorrente do não repasse dos recursos pelo Poder Público. Para a assessoria jurídica do Sindsaúde, isso não justifica os atrasos. Os trabalhadores estão sendo prejudicados, sem condições de pagar as contas em dia. 
 
Confira cláusula da CCT que trata sobre a data limite para pagamento de salários:
 
CLÁUSULA NONA - DIA DO PAGAMENTO
 
Os empregadores deverão pagar o salário de seus funcionários até o 5º dia útil do mês subsequente. Aqueles que o realizarem com cheque, deverão fazê-lo até às 14 horas, de modo a possibilitar que o desconto na rede bancária possa acontecer no mesmo dia do pagamento. Para os empregadores que efetuarem o pagamento através de depósito na conta bancária de seus empregados, os salários devem estar disponíveis também no 5º dia útil. Considera-se o dia de sábado como dia útil.
 
Parágrafo Único - Os salários devem estar disponíveis no 5º dia útil do mês subsequente, salvo se houver algum problema devidamente comprovado com a rede bancária. 
 
Com informações da Assessoria de Comunicação do Sindsaúde - Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará
 
Última atualização: 08/02/2019 às 14:40:31
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

 

SINDSAÚDE CEARÁ
Rua Padre Mororó, 670 - Centro
Fortaleza - Ceará  |  CEP 60.015-220

(Quase esquina com Rua São Paulo)

 

Fone: (85) 3212-4577  |  E-mail: contato@sindsaude-ce.com.br
www.igenio.com.br
CTB CNTS