20/12/2018

Patrões da filantropia voltam atrás e fecham CCT com reajuste de 4%

As diferenças salariais serão pagas em duas parcelas nas folhas de janeiro e fevereiro de 2019. A Convenção tem validade de dois anos.

Com negociações suspensas desde que o sindicato patronal da Filantropia impôs retirada de direitos para chegar a um acordo para o fechamento da CCT de 2018, a categoria estava prestes a terminar o ano sem convenção. Mas aos 45” do segundo tempo, os patrões voltaram atrás e pediram para retomar as negociações. Em reunião nesta sexta-feira, 14/12, representantes do Sindhef bateram o martelo com o Sindsaúde e fecharam a CCT 2018 com efeitos retroativos a janeiro deste ano. Entre as novidades, está a validade da convenção, agora de dois anos. Ou seja, os trabalhadores da saúde da Filantropia entram 2019 com reajuste e benefícios já garantidos.

O reajuste foi o melhor oferecido entre todas as convenções e acordos: 4% nos pisos e nas cláusulas financeiras como Auxílio Creche e Auxílio Babá. O índice negociado é quase o dobro da inflação que foi de 2,07% (INPC de 2017).  O pagamento das diferenças salariais será feito nas folhas de pagamento de janeiro e de fevereiro de 2019.

O pagamento em dobro ou concessão de folga compensatória pelo trabalho nos feriados está mantido para os feriados nacionais. O direito às trocas de 4 plantões continua assegurado, inclusive para os que trabalham seis horas. Os trabalhadores continuarão tendo direito à dispensa para acompanhar filho ao médico, para acompanhar esposa gestante em consulta de pré-natal, além das dispensas para prevenção ao câncer: duas jornadas por ano para mulheres e uma jornada por ano para homens com mais de 40 anos.

O Auxilio Creche passa a ser de R$ 121,68 e o Auxilio Babá passa para R$ 111,94. Tanto o Auxilio Creche quanto o Auxilio Babá são pagos à mãe até que o filho(a) complete 72 meses.. E as diferenças do reajuste destes benefícios serão pagas também em duas vezes, nas folhas de pagamento de janeiro e fevereiro do próximo ano.

Novo reajuste em janeiro de 2019

Como a convenção coletiva foi firmada para valer por dois anos, os trabalhadores do setor filantrópico já entrarão o ano novo com a garantia de reajuste dos salários e benefícios. O índice de reajuste a ser aplicado aos salários e benefícios em janeiro de 2019 será o mesmo que corrigirá o salário mínimo em janeiro de 2019.

Última atualização: 20/12/2018 às 11:03:26