07/03/2018

Sindsaúde lança campanha em defesa dos direitos das trabalhadoras da saúde

A ação ocorre nesta quinta-feira, 08/03, Dia Internacional da Mulher, no momento em que os patrões pegam carona na reforma trabalhista e atacam os direitos das mulheres.

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, será mais um dia de resistência para as mulheres trabalhadoras. O Sindsaúde convoca as mulheres para que participem nesse dia do lançamento da campanha em defesa dos direitos das mulheres, que ocorre nesta quinta-feira, 08/03, às 6h30 da manhã, em frente ao Hospital Waldemar de Alcântara. Na ocasião, será servido um café da manhã para as trabalhadoras. No mesmo horário, será realizado um ato em frente ao Hospital Otoclínica. De lá, representantes das trabalhadoras seguem para o Ato pelo Dia Internacional da Mulher, realizado pelo Movimento de Mulheres junto à Frente Brasil Popular, que ocorrerá a partir das 9 horas da manhã na Praça da Bandeira, no Centro de Fortaleza. Às 12h30, será realizado um outro ato em frente ao Hospital São Mateus.

Além dos atos com visitas aos hospitais da rede particular, a campanha também prevê a realização de audiências públicas na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal de Fortaleza, reunião no Ministério Público do Trabalho e na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Está previsto também a realização de um ato de mobilização das mulheres trabalhadoras na Praça da Lagoinha, com prestação de serviços e atividades culturais.

A campanha em defesa dos direitos das trabalhadoras ocorre em um momento em que os direitos das mulheres estão sendo ferozmente atacados pelos patrões, que decidiram escolher as trabalhadoras como principal alvo da retirada de direitos.

Saiba o que os patrões estão propondo para atacar os direitos das trabalhadoras da saúde:
Redução da estabilidade das gestantes de 90 para 30 dias após licença maternidade
Restrições para ausências no período de pré-natal
Restrições para acompanhamento de filho ao médico
Fim do direito de companheiro acompanhar mulher em consultas de pré natal

E os ataques aos trabalhadores em geral não param por aí. Os patrões oferecem um reajuste de 1,81%, que não cobre nem a inflação, e querem:

Fazer homologações nas empresas e não no sindicato
Acabar com a hora extra 100% nos feriados
Acabar com a data limite para pagamentos(5º dia útil)
Restringir o acesso ao adicional de estímulo

Retirar direitos também é uma violência!
Basta de violência contra a Mulher!
Basta de ataques aos direitos das mulheres!
Não queremos flores, queremos direitos!

Serviço:

Lançamento da Campanha em Defesa dos