FacebookTwitterYoutube RSS

16/11/2015

Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil - Ceará

Pesquisa Perfil dos profissionais da enfermagem no Ceará

Pesquisa “Perfil da Enfermagem no Brasil – Ceará”, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e apoio do Coren, fez um raio X da categoria no Estado.

O perfil da enfermagem no Ceará

A pesquisa foi realizada em todo o Ceará, ouvindo cerca de 56 mil profissionais, entre auxiliares, técnicos e enfermeiros. Hoje, a enfermagem no Ceará é composta por um quadro de 75% de técnicos e auxiliares e 25% de enfermeiros.

Considerando a renda mensal de todos os empregos e atividades que a equipe de enfermagem exerce, constata-se que 1,8% de profissionais na equipe (em torno de 27 mil pessoas) recebem menos de um salário-mínimo por mês. A pesquisa encontra um elevado percentual de pessoas (16,8%) que declararam ter renda total mensal de até R$ 1.000. Dos profissionais da enfermagem, a maioria (63%) tem apenas uma atividade/trabalho.

Os quatro grandes setores de empregabilidade da enfermagem (público, privado, filantrópico e ensino) apresentam subsalários. O privado (21,4%) e o filantrópico (21,5%) são os que mais praticam salários com valores de até R$ 1.000. Em ambos, os vencimentos de mais da metade do contingente lá empregado não passa de R$ 2.000.

Este foi o mais amplo levantamento sobre uma categoria profissional já realizado na América Latina. A pesquisa é inédita e abrange um universo de 1,8 milhão de profissionais.

Clique AQUI e veja a pesquisa.

Última atualização: 08/08/2016 às 16:57:59